terça-feira, 17 de abril de 2012

mitos e verdades

mitos e verdades sobre a pele




Comer chocolate provoca espinhas.(MITO)
Mito. Segundo o dermatologista, existem pessoas consideradas “chocólatras” que nunca tiveram espinhas. O surgimento delas depende da oleosidade da pele de cada um. Não significa que o chocolate faça mal. A pessoa deve notar na dieta alimentar que segue, as alterações na pele e buscar orientação médica. O que o especialista recomenda é que determinados alimentos sejam evitados. Por exemplo: amendoim e carne de porco geram oleosidade na pele, o que pode provocar espinhas. Existem outros fatores que contribuem para o surgimento de espinhas, como o estresse, a falta de atividade física e alimentação inadequada.

Pele oleosa envelhece menos. (VERDADE)
Uma pessoa de pele oleosa envelhecerá menos do que uma pessoa de pele muito clara e seca, se ambas tiverem uma fotoexposição semelhante. Mas é importante observar que o principal elemento determinante do envelhecimento cutâneo é o grau de exposição solar recebido pela pele ao longo da vida. ''É o sol em excesso, mais do que o ressecamento de uma pele, que determinará o grau de seu envelhecimento'', explica o dermatologista Francisco Leite. Assim, uma pele seca protegida envelhecerá muito menos do que uma pele oleosa exposta ao sol sem proteção. E ainda mais: o uso de filtros solares, que geralmente são hidratantes, é mais tolerado pelas peles secas do que pelas oleosas - essas apresentam mais erupções e só toleram filtros em gel (em que o protetor dura menos tempo) ou com menor fator de proteção solar (pois são menos oleosos).

O sol melhora as espinhas?( MITO)
Mito. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.

Depilação com roll-on ou cera quente causa varizes?(MITO)
Mito. As varizes são formadas devido a uma alteração das veias das pernas, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e aumentando a pressão dentro dos vasos. A depilação não interfere neste processo.

Depilação com cera provoca flacidez na pele? (MITO)
Mito. A retirada dos pêlos por depilação não interfere nas fibras colágenas e elásticas da pele e, portanto, não provoca a flacidez.

Nenhum comentário: