terça-feira, 17 de abril de 2012

maquiagem corretiva

Maquiagem corretiva

                                         
A maquiagem da sua nécessaire não dá apenas mais cor e brilho ao seu rosto, ela também serve para esconder uma espinha, disfarçar uma olheira, brincar com a ilusão de ótica e abrir olhos, afilar narizes. 

 A maquiadora e esteticista Ana Paula Costa da dicas para saber como escolher sua maquiagem corretiva, e como começar a usá-la.

Escolhendo a base, o corretivo e o pó 
A base e o corretivo são fundamentais para uma maquiagem que tenha por intuito corrigir imperfeições.

O corretivo se apresenta na forma líquida e em bastão, e serve para suavizar olheiras e esconder espinhas ou manchas, mas também para fixar sombras e batons. Ele é aplicado na pele e esfumado com esponja ou pincel. Compre sempre um corretivo de um tom mais claro que a sua pele.


A base pode ser líquida, cremosa ou compactada (o velho pancake). Ela é usada para uniformizar a cor da pele e, por isso mesmo, deve ter o tom da nossa pele. Ela é aplicada com esponja ou pincel, sendo espalhada da metade do rosto para for a e para cima, finalizando junto ao cabelo, sobrancelhas, olhos, nariz, orelhas e pescoço. A base cremosa e compacta é indicada para peles jovens, normais e secas. A base líquida livre de óleo (oil-free) e o pancake são perfeitos para peles jovens, mistas ou oleosas. Já as bases hidratantes são as pedidas para peles maduras.


O pó facial é apresentado na mesma tonalidade da base, e, por ter textura ultrafina, fixa a base, elimina brilho e dá acabamento. É aplicado com esponja, retirando-se o excesso com pincel, da testa para o queixo. O pó compacto é usado para dar retoques, nas mesmas tonalidades do pó facial. A diferença entre eles é a textura ultrafina do pó facial, que permite uma melhor fixação da base. O pó compacto oferece um toque mais aveludado, mas é aplicado da mesma forma.



Para aumentar ou diminuir os olhos:
- Para aumentar olhos pequenos: use sempre tons suaves e ressalte os escuros. Use sombra escura no ângulo externo, desenhando um triângulo, e uma sombra clara no meio da pálpebra superior.

-Para diminuir olhos grandes: use um tom mais claro sobre a pálpebra superior e um tom mais escuro na parte inferior dos olhos.

-Para corrigir olhos muito separados: aplique uma sombra clara sobre a pálpebra superior e uma sombra escura, espalhada para cima, na parte inferior dos olhos. Embaixo das sobrancelhas, use um tom clarinho. Esfume os cantos internos dos olhos com sombras escuras e os externos, com sombras claras. 

-Para corrigir olhos muito juntos: a maquiagem da parte interna da pálpebra superior deve ter um tom mais claro e a parte externa com um tom mais escuro dá a sensação de espaço. Esfume o tom mais escuro até perto das têmporas.



Para corrigir o nariz chato ou largo:
- Nariz chato: use sombra cor de café nas asas do nariz e na abertura das narinas.

- Nariz grande e largo: use sombra cor de café nas laterais, subindo até o início das sobrancelhas. Esfumace muito bem.

- Nariz pontudo: use sombra marrom na ponta do nariz e na abertura das narinas. Esfumace bem.



Para suavizar lábios grossos ou aumentar os finos:
- Lábios grossos: aplique corretivo e depois contorne os lábios por dentro. Pinte-os normalmente. Tons mais adequados: pastéis, rosados e alaranjados.

- Lábios finos: parecerão mais cheios com contorno feito do lado de fora de seu limite natural. Depois, com o pincel e um batom mais escuro, contorne a linha natural dos lábios e use o próprio batom para pintar.

- Lábios rachados: precisam de muito brilho para ficarem bonitos. Não use base, apenas aplique o batom desejado e por cima passe um gloss.

Nenhum comentário: